reunião de negócios

Telecomunicações

Cabeamento Estruturado

Dá-se o nome de cabeamento estruturado ao sistema de cabos metálicos e/ou ópticos, conectores, condutos, racks e dispositivos que permitem estabelecer uma infraestrutura de telecomunicações numa edificação. A instalação e as características do sistema devem cumprir com normas específicas para fazer parte da condição de cabeamento estruturado. Deste modo, a aderência do cabeamento estruturado a um padrão permite que este tipo de sistemas ofereça flexibilidade de instalação e independência de fornecedores e protocolos para além de oferecer uma ampla capacidade de crescimento e ser de fácil gestão.

Este sistema possibilita mudanças, manutenções ou implementações de forma rápida, segura e controlada, ou seja, toda alteração do esquema de ocupação de um edifício comercial é administrada e documentada seguindo-se um padrão. Para estas características sejam obtidas, existem requisitos mínimos relativos à distâncias, topologias, interconectividade e transmissão que devem ser seguidos.

Fibra Óptica (FTTx)

As pessoas, cada vez mais, estão utilizando a banda larga para consumir serviços “online”, e portanto, as tecnologias de infraestrutura segue otimizando serviços para atender a todos com comodidade e segurança.

FTTx, ou “Fiber to the x” é um termo genérico para uma arquitetura de rede de banda larga através de fibra óptica para substituir por completo ou parte do lance local de cabeamento metálico habitualmente utilizado para telecomunicações.

Uma rede óptica passiva (PON – Passive Optical Network) é uma rede ponto-multiponto onde a fibra chega até a rede do usuário final. É composta de divisores ópticos passivos que são utilizados para permitir que uma única fibra óptica atenda diversos usuários finais, variando entre 32 a 128. Uma configuração PON reduz a quantidade de fibra e equipamentos na central quando comparadas com as arquiteturas ponto a ponto.

Todas as aplicações finais que compartilham uma fibra recebem os sinais transmitidos pela central. Para os sinais que retornam dos pontos de acessos, os mesmos são combinados usando protocolo de múltiplo acesso.

Data Center

Um centro de processamento de dados (CPD), também conhecido como Data Center, é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização.

A infraestrutura funciona como o coração do data center, fornecendo uma base funcional para cada tipo de negócio. Um projeto ideal é aquele que trabalhe de forma invisível, atuando como facilitador de operações sem emendas e sem interrupções. Em contrapartida, um projeto menos que ideal pode se tornar a ruína das operações de TI e dos negócios, exigindo cuidados constantes e, na maioria das vezes, maiores recursos financeiros.

 

Com a velocidade da inovação e das aplicações empresariais atualmente disponíveis no mercado, a escolha da infraestrutura correta é fundamental na perenidade da organização.

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn