Copyright © BETTONI Automação e Segurança LTDA, Inc 2006. Todos os direitos reservados

Bettoni transforma casarão em escritório inteligente

Ao optar por ocupar um casarão da década de 60, construído em área nobre da cidade de Santo André, a Bettoni decidiu implantar tecnologias de última geração.  Os desafios encontrados foram vencidos graças à experiência desta empresa na revitalização de edifícios, inclusive tombados pelo patrimônio histórico.  Desse modo, a nova sede da Bettoni incorpora os sistemas que projeta e pode ser considerada um exemplar da capacitação de seu corpo técnico.

Especializada em planejamento de edifícios de alta tecnologia, também conhecidos como edifícios inteligentes, a Bettoni Automação e Segurança mudou sua sede para novas instalações próprias, equipadas com as tecnologias de última geração, como sistema de segurança e detecção e alarme de incêndio sem fio (wireless) e cabeamento estruturado Categoria 6.
Essas instalações, localizadas na Avenida Dom Pedro II, 1.316, Bairro Jardim, área nobre da cidade paulista de Santo André, triplicaram o espaço físico ocupado pela empresa.  Duas construções distintas estão distribuídas em terreno de 720 m2 que, ampliados com a construção de um novo pavimento, fizeram com que a empresa usufrua hoje de cerca de 600 m2 de área construída.
No total são dois prédios interligados por uma ampla área de lazer, com áreas técnicas, administrativas e centro de treinamento com capacidade para cerca de 30 pessoas, onde serão realizados cursos, treinamentos e workshops para clientes e empresas parceiras.

Os desafios


Vários desafios tiveram de ser enfrentados para que a transformação de um casarão, construído na década de 60 para residência de alto padrão, em um escritório que contemplasse as tecnologias de última geração.  Alguns deles são importantes e merecem ser destacados.
O primeiro envolve o fato de o casarão, como lembra Roberto Luigi Bettoni, diretor da empresa, contar com vários acabamentos finos, como pisos e paredes em pedras nobres (granito e mármore) e teto artisticamente trabalhado, que não poderiam ser destruídos, pois a restauração seria quase impossível, além de economicamente inviável.  Frente a essa realidade, o projeto da infra-estrutura teve de ser adequado de forma a não interferir nessas áreas.
Não menos importante, o segundo desafio envolveu a distância entre as duas edificações – cerca de 40 m – e a não existência de infra-estrutura interligando os dois blocos.  Como premissa básica de arquitetura nenhuma infra-estrutura deveria ser exposta.  Com isto, conta Bettoni, foi necessário aumentar a altura dos muros para embutir a infra-estrutura de instalação e ao mesmo tempo ampliar a segurança da casa.
O último ponto ressaltado envolve a transformação de áreas molhadas e de lazer em áreas de escritório, incorporando a construção de mais um pavimento com 160 m2.
A tudo isso soma-se a necessidade de harmonização dos dois prédios a uma bela área de convivência, atendendo uma outra premissa fundamental, que segue as mais recentes tendências empresariais e sociais: incremento da qualidade de vida e da produtividade dos funcionários.

Soluções tecnológicas


A mudança para uma nova sede foi motivada, não somente pela necessidade de ampliar seu espaço físico, mas também pela necessidade natural de ocupar um escritório moderno, dotado com as tecnologias que a Bettoni projeta para seus clientes, transformando-o em um show-room.

Mas encontrar caminhos em edifícios revitalizados é atividade conhecida pelo corpo de profissionais da empresa, afinal, a Bettoni responde pelos projetos de automação predial e segurança de alguns edifícios tombados pelo patrimônio histórico, como o Centro Cultural do Banco do Brasil e o Edifício Central dos Correios, ambos na região central da capital paulista.
Além dos sistemas instalados e em plena operação, a infra-estrutura implementada permite a incorporação de novas tecnologias a qualquer momento, assim como a colocação de sistemas de automação predial e controle de iluminação, entre outros.

Cabeamento estruturado e telecomunicações
Para atender necessidades atuais e futuras, inclusive de alterações de layout, quase 200 pontos de cabeamento estruturado Categoria 6 da Furukawa foram instalados pela ITC Service.  Esse sistema responde pela integração de toda a infra-estrutura de voz e dados para todas as instalações, incluindo áreas técnicas, administrativas e centro de treinamento.
A rede interna estruturada de telecomunicações conta com dois racks, um para a edificação frontal, conhecida como bloco A, de 36U, e outro para a edificação posterior ou bloco B, de 44U.  A interligação entre o rack A e o rack B é feita por 2 cabos UTP categoria 6 (cabo fast-lan 6) de 4 pares, 2 cabos Multilan de 25 pares Categoria 5e e backbone em fibra óptica.  O cabeamento horizontal foi atendido por cabos UTP categoria 6 a partir dos racks até as áreas de trabalho.  O sistema aplicado foi o H&E – Home and Enterprise da Furukawa, com certificado de garantia de 25 anos.
Com relação ao cabeamento de entrada para telefonia, foram instalados 3 blocos de 8 pares (Krone) com seus respectivos fusíveis de proteção e um cabo Multilan de 25 pares Categoria 5e, que se interliga com o rack A.  A infra-estrutura implantada permite a entrada de até 25 linhas telefônicas, com instalação preparada para até 100 ramais, cabo óptico e sistema de CATV, além da atualização contínua das tecnologias empregadas. 
Nas áreas de produção e no centro de treinamento foi usado piso elevado da AMP, com carpete de alto tráfego e caixas de piso com duas tomadas de energia elétrica estabilizada, uma tomada de energia elétrica normal e mais três pontos de telecomunicações.
 
Segurança
Este foi um item que precisou ser tratado de forma especial na sua concepção.  A premissa de colocação de segurança patrimonial e de detecção e alarme de incêndio esbarrou em graves problemas de infra-estrutura, pois as alternativas implicavam vários danos nos acabamentos existentes em paredes, tetos e pisos.  A isso soma-se o fato de a laje do teto ter espessura de 33 cm de concreto compacto, o que inviabilizava embutir parte da infra-estrutura.
O caminho encontrado foi a utilização da tecnologia wireless, que dispensa a infra-estrutura de interligação.  A solução adotada foi o modelo Concord da ITI – Interactive Technologies, Inc, fornecida pela Staefa do Brasil.  Este sistema é inteligente e endereçável, permitindo programações das mais diversas formas, inclusive remotamente, com níveis de segurança diferenciados e possibilidade de aviso à central de monitoração em até três rotas alternativas (incluindo celular). Permite, ainda, acionamento local e à distância, com possibilidade de aviso de entrada sob coação.
O sistema de segurança patrimonial conta com sensores de presença que verificam toda e qualquer movimentação de pessoas nas áreas de risco e de acesso à empresa.  É complementado por detectores de quebra de vidro em todas as janelas externas e por contatos para monitoração das portas de acesso a áreas externas.
Já o sistema de detecção e alarme de incêndio foi implementado em todos os ambientes, em obediência à norma NBR 9441.  É formado por detectores de fumaça endereçáveis, e nas áreas em que a fumaça pode ser mascarada, como copa e cozinha, conta com sensores termovelocimétricos, acionados pelo aumento da temperatura do ambiente.  Em todas as áreas de circulação foram colocados acionadores manuais e sirenes.
O circuito fechado de televisão – CFTV – foi projetado para atingir todas as áreas externas e internas, permitindo, desse modo, a visualização total do empreendimento, seja localmente ou através da internet.  Totalmente integrado ao sistema de cabeamento estruturado, atende às mais modernas tendências de transmissão de sinal por cabo de par trançado, utilizando tecnologia IP ou convencional.

Elétrica e iluminação
A rede de distribuição de energia elétrica também mereceu atenção especial, a ponto de ser completamente reprojetada e substituída a infra-estrutura e a fiação originais, desde a entrada de energia até todo e qualquer ponto do empreendimento.
Para manter a qualidade e a flexibilidade na utilização de energia elétrica, foram instalados sempre dois circuitos independentes de energia em cada ponto de tomada, sendo uma de energia elétrica normal e outra de energia estabilizada para a rede de computadores, claramente identificados localmente por etiquetas.
Outro ponto que merece destaque é a interligação dos dois blocos, que passou a contar com três tubulações de 2” cada com caixas de passagem estrategicamente colocadas, possibilitando a interligação dos sistemas elétricos e de comunicação atuais e com capacidade de expansão futura.
No que diz respeito à iluminação artificial, a opção foi por um projeto que envolve lâmpadas Philips de 32W modelo Confort 84 e reatores de alto desempenho, que propiciam até 20% de econômica de energia, quando comparadas às fluorescentes convencionais.  Outra vantagem dessas lâmpadas é que elas não alteram as cores, o que é fundamental em áreas destinadas à elaboração de projetos.
Ainda visando à economia de energia elétrica, ênfase especial foi dada à iluminação natural, que levou à instalação de cerca de 40 m2 de pele de vidro temperado de 10 mm na cor verde.
Para que tudo isso fosse concretizado, foram usados 8,4 mil metros de cabos elétricos de 2,5 mm e de 4 mm (Enerlan), 330 m de cabo de 35 mm, 4,5 mil metros de cabo de par trançado Categoria 6 e mais de 70 luminárias.

Soluções arquitetônicas


Desenvolvido pela Andrade Arquitetura, o projeto de revitalização da nova sede da Bettoni ficou a cargo da arquiteta Cristina de Oliveira Andrade, que ao falar sobre as soluções encontradas, lembra que a idéia central foi sempre a de viabilizar o funcionamento do escritório em uma construção originariamente residencial, interferindo-se o mínimo possível no imóvel.
Neste campo, alguns desafios também tiveram de ser vencidos, como a distribuição da circulação já na entrada do bloco A, definindo o acesso para o público externo à Sala de Treinamento, sem gerar conflito com o público interno.  A solução foi criar um corredor, que permite inclusive o acesso de deficientes físicos e organiza o fluxo do escritório, propiciando, quando necessário, a criação de um outro espaço para coffee-break. 

            Outras pequenas alterações em áreas diversas deste bloco permitiram ganhos consideráveis, seja em espaço – como na Sala de Reuniões, onde um pequeno ajuste possibilitou inclusive o aproveitamento da mesa toda em granito existente na residência, ou na Diretoria que ganhou um hall e armários apenas com a demolição de uma pequena alvenaria e a retirada de uma porta, ou em iluminação,  como na escada para a Diretoria que ganhou um vão bem maior para a entrada de luz através dos blocos de vidro.

            Além das adequações feitas no Bloco A, houve o planejamento da ocupação da área antes destinada ao lazer e que hoje compõe o Bloco B, localizada no fundo do terreno e que se interliga à casa principal através de um jardim, com piscina, vegetação abundante e viveiro de pássaros. 

No Bloco B, foram feitos pequenos ajustes no pavimento térreo – onde hoje estão copa, refeitório e parte da Produção, que permitiram até a criação de um novo pavimento para abrigar outra equipe de Produção, ambas equipadas exemplarmente com toda a instalação necessária, abrigada sob piso elevado que garante a distribuição e a manutenção geral. O pavimento superior ganhou sanitários feminino e masculino, ficando desta forma com layout semelhante ao do pavimento térreo.

            Os tratamentos aplicados, que conjugaram revestimentos novos com os existentes que foram mantidos, de maneira geral, visaram a facilidade de manutenção e a harmonização dos ambientes.

        Definição de tratamentos

            No bloco A, várias obras foram realizadas, visando sempre a melhor adequação às novas finalidades do imóvel.  Assim, toda a cobertura foi refeita, mas continuou contando com telhas cerâmicas, e a escada ganhou uma abertura maior, fechada com blocos de vidro, tornando toda a área do hall superior mais iluminada e agradável.  Enquanto os pisos em mármores e granitos nobres foram conservados, os tacos de madeira, que compunham o piso do pavimento superior foram substituídos por cerâmica PI 5 na cor cinza claro, de forma a facilitar a manutenção e a compor facilmente com os outros elementos do ambiente.  No piso superior, as varandas foram preservadas como elemento de conforto termo-acústico, filtrando os ruídos externos e mantendo agradável a temperatura nas salas de trabalho.          

No bloco B, a harmonização do ambiente com a área de convivência e a economia de energia elétrica foram metas cumpridas com a colocação de janelas amplas, em vidro temperado verde.  Na área criada sobre a construção existente, foi possível aproveitar o partido adotado para a nova cobertura, deixando a estrutura do telhado aparente, enriquecendo o ambiente com a inclinação, a altura maior do pé-direito e a melhor ventilação, sendo que a fixação do sistema de iluminação utiliza a estrutura de madeira da cobertura.  Os banheiros, colocados na lateral do pavimento, têm iluminação e ventilação naturais.  Também foi criada área para arquivo morto e para os equipamentos que fazem parte da infra-estrutura de telecomunicações da empresa.

O jardim que fica na interligação entre os dois blocos foi reformulado para a definição dos novos acessos.  Foram mantidas árvores com mais de 30 anos e construído um viveiro de pássaros com 16 m², resultando em um espaço extremamente agradável a ser desfrutado por funcionários e visitantes, seja no dia-dia ou em ocasiões especiais.  A piscina existente nessa área teve todo o revestimento interno substituído e as pedras do entorno, em mármore rosa biritiba, restauradas.  Na área externa destinada ao coffee-break foi mantido o piso original em mosaico de mármore.

Na fachada do escritório optou-se por manter o revestimento existente, em  peças de granito juparaná, acrescentando-se apenas o acesso à Recepção, em vidro temperado, e o portão metálico, no alinhamento da calçada.  Para a pintura das áreas internas, foi adotado o uso de cores claras, mais adequadas às áreas de trabalho, com as portas todas brancas. Os muros foram texturizados em painéis amarelo claro, compondo com a fachada da Administração que é toda amarela.

A empresa

Fundada em 1995, e especializada no desenvolvimento de projetos básicos e executivos de sistemas de automação predial, envolvendo controle e supervisão das utilidades de uma edificação, sistemas de ar-condicionado, segurança patrimonial, controle de acesso, circuito fechado de televisão, cabeamento estruturado, alarme e detecção de incêndio, a Bettoni Automação e Segurança, em função da experiência acumulada, também executa serviços de comissionamento, auditoria e recebimento de instalações e sistemas. 

Tendo como referências técnicas realizações tais como o Aeroporto de Guarulhos e Brasília, SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC, Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, Incor – Instituto do Coração, BankBoston, BM&F, Banco do Brasil, Credicard Hall, Caixa Econômica Federal, Polícia Federal, Centro Empresarial Século XXI, Evolution Towers, Lactec, Faculdade de Belas Artes, Comgás, Associação dos Advogados de SP, Plaza Iguatemi e realizações para Brascan, Schahin, Plano & Plano, Lúcio Engenharia, Cyrela, Costa e Hirota, Sonae e InPar, nos últimos três anos a Bettoni acumula crescimento da ordem de 100%, e, em 2001, recebeu o Prêmio Qualidade Brasil, da International Quality Service – I.Q.S.

Seu sucesso está firmado não só na qualidade dos serviços prestados, mas na capacitação de sua equipe, continuamente atualizada e reciclada.  Os investimentos anuais da Bettoni nessa área ultrapassam os 10% do faturamento anual.

 

Ficha Técnica

Cabeamento estruturado – Furukawa
Fiação elétrica, espelhos, tomadas e interruptores – Furukawa
Blocos dos racks de cabeamento estruturado – Krone
Cabos para energia elétrica de 35 mm – Pirelli
Instalação elétrica e de cabeamento estruturado – ITC Tecnology Services
Segurança patrimonial – fornecimento e instalação – Staefa do Brasil
Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio – fornecimento e instalação – Staefa do Brasil
Projeto arquitetônico – Andrade Arquitetos
Projetos de automação, elétrica e segurança – Bettoni
Consultoria de entrada de energia junto à Eletropaulo – Ramoska e Castellani
Projeto de luminotécnica e luminárias – Lustres Iriê
Lâmpadas – Philips
Quadros a óleo para decoração – Daisy de Faria Bettoni
Piso elevado com carpete de alto tráfego – AMP
Caixas de Piso - Speroni

Mar/2003